
Em 2011, o Carnaval de São Paulo terá mais acessibilidade para deficientes visuais. Em uma iniciativa pioneira da Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo (SPTuris) e o Complexo Educacional FMU, o projeto “Carnaval Paulistano – Só Não Vê Quem Não Quer” levará 45 pessoas cegas e com baixa visão para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os desfiles de três tradicionais escolas de samba de São Paulo: Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco.
O grupo será levado às quadras das escolas algumas horas antes dos ensaios começarem. Eles poderão tocar nos instrumentos e entender como são e como funcionam antes de aproveitar a folia. A atividade será realizada nos dias 23 de janeiro (Mocidade Alegre), 30 de janeiro (Rosas de Ouro) e 2 de fevereiro (Camisa Verde e Branco).
Uma semana antes dos desfiles, os deficientes ainda serão levados ao Sambódromo para participar da concentração. No local, estarão expostos maquetes dos carros alegóricos e miniaturas das roupas e fantasias confeccionadas por alunos de Arquitetura e Moda do Complexo Educacional FMU.
E ainda, durante os desfiles, um camarote com recursos próprios para acessibilidade será montado para que os convidados do projeto acompanhem suas escolas. Previamente, um CD de áudio-descrição será entregue a cada participante com explicações de cada detalhe do evento.
“Cada vez mais temos de pensar em incluir. E a própria essência do Carnaval é ser uma festa para todos. Queremos melhorar sempre”, diz Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos que também é responsável pela organização do Carnaval e pela administração do Anhembi, onde está o Sambódromo.
Abaixo, a lista dos 45 sorteados para acompanhar os desfiles:
Lista de Sorteados - Mocidade AlegreData do ensaio: 23/01
Data do desfile: 05/03
Antonio Margarida Pereira
Bernadete R. M. Leite
Cácia Aparecida Morgues
Daniel de Moraes Monteiro
David da Silva
Fernando Aparecido Felippe
José Dilson P. dos Santos
Marcos Bernardo Rodrigues
Marilene Borges R. de Paula
Marines C. Almeida
Mauricio da Silva Gomes
Sergio Fernandes Danna
Silvina Eufigenia Silva
Vera Lucia R. Danna
Zilda Gonsalves Procedino
Lista de Sorteados - Rosas de Ouro
Data do ensaio: 30/01
Data do desfile: 04/03
Anderson da Cunha Farias
Benedito Lucas
Camila Batista da Silva
Camilla Harumi Asanuna
Claudemir Walci M. Da Silva
Cleber de Paiva Souza
Daniela Bellintani Daud
Edson Justino
João Augusto F Rodrigues
Jony Anderson de Oliveira
Juliano B. G. Almeida
Landerick Almeida Penna
Marcos Andre Leandro
Maria Regina M L Silva
Maria Rita de Paiva Souza
Lista de Sorteados - Camisa Verde e Branco
Data do ensaio: 02/02
Data do desfile: 06/03
Airton Luis Rio Branco
Airton Pasqual
André Sorrentino Mazzoni
Arlene Viana da Paixão
Debora Alves Souza
Diego Luciano Casttro
Edvando da Silva Araujo
Fabiano Martins Buccieri
Giovana Maria R. Silva
Maria Roseli S de Carvalho
Mariza Alves de Mello
Paulo Alexandre Barbeta
Silvio Candeli
Sueli Ap. Rodrigues
Valdecir Alberto Grotto















Turismo em São Paulo no Facebook
Acompanhe o que acontece em São Paulo pelo Twitter
Assista a vídeos sobre São Paulo no Youtube
Fale Conosco



