Visite: entre em contato com um guia ou agente local.

Créditos: Divulgação

Parelheiros na rota do turismo paulistano

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, além de outras autoridades municipais, estiveram na região de Parelheiros na última semana para dar o pontapé inicial em diversas ações que consolidam a área como o novo Polo de Ecoturismo de São Paulo. A agenda começou cedo em um encontro com agricultores, empreendedores da área de turismo, lideranças culturais e indígenas, onde foi defendida uma ampliação planejada do turismo na região, aliada à educação ambiental.

Em seguida, foi realizada uma visita a Feira de Orgânicos no pátio da subprefeitura de Parelheiros, que consiste na venda de alimentos, artesanato e hortaliças produzidos na região. Ainda no período da manhã, o secretário Wilson Poit apresentou o projeto do site do Polo de Ecoturismo, que descreve diversos atrativos e roteiros na região de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, local que representa 1/5 da área do município. “É um trabalho que está sendo feito a muitas mãos e com todo cuidado necessário para não impulsionarmos a visitação descontrolada na área. São pontos ainda muitos rústicos, com aldeias indígenas e preservação que deve ser mantida. O site está em formatação e é feito em conjunto, um grupo de trabalho de pessoas de vários órgãos públicos e também pessoas da região”, disse. O secretário ainda afirmou que está em fa se de contração um projeto executivo de um plano de turismo para Parelheiros. “Vamos ter uma equipe dedicada a esse trabalho durante seis meses, porque queremos o desenvolvimento do turismo em Parelheiros com responsabilidade, com inclusão social e com emprego para as pessoas que aqui residem”, disse Poit.

Parelheiros visita - São Paulo (SP) - 27.02.2015 - O prefeito Fernando Haddad e o presidente da SPTuris Wilson Poit apresentaram planos de desenvolvimento para Parelheiros, em visita à subprefeitura. No local, conheceram a Feira de Eco Oportunidades. Foto

Visita marcou o início das ações para o desenvolvimento sustentável do turismo e agricultura orgânica no extremo sul da cidade. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Outras conquistas

Na ocasião também foi apresentado projeto de sinalização turística realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que contemplou 26 equipamentos públicos e a instalação de 580 placas em 15 bairros na região de Parelheiros.

Além do ecoturismo, o desenvolvimento da agricultura urbana também foi destaque no evento. A Prefeitura assinou, por meio da secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a instalação de uma Sala da Cidadania na Casa da Agricultura de Parelheiros. O equipamento facilita a emissão de documentos e o acesso a vantagens de programas federais de fomento à agricultura. Segundo a secretaria, existem na região 346 produtores rurais cadastrados, sendo 14 orgânicos e 25 em processo de transição.

A visita pela região passou ainda no Solo Sagrado de Guarapiranga, área de 327 mil metros quadrados vinculada à Igreja Messiânica do Brasil e aberta à visitação com muitos atrativos naturais e belas paisagens e construções.

Inauguração do Borboletário de Parelheiros

No sábado, dia 28 de fevereiro, o prefeito Fernando Haddad esteve novamente na região de Parelheiros, acompanhado pela vice-prefeita e coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), Nádia Campeão, e a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, para participar da inauguração do primeiro borboletário da cidade, o Águias da Serra.

Construído pelo ambientalista e proprietário do local, Miguel Naghirniac Neto, o borboletário abriga e exibe cerca de 2 mil borboletas de 27 espécies. O local pode ser visitado por crianças e adultos, que recebem orientações sobre o ciclo de vida e características do animal.