Visite: entre em contato com um guia ou agente local.

Créditos: Juliana Nabono/ SPTuris.

Operação Conjunta no Polo de Ecoturismo de São Paulo

Foi realizada no dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval, uma operação conjunta em duas das mais visadas regiões do Polo de Ecoturismo de São Paulo, as Cachoeiras do Jamil e do Marsilac. Com o objetivo de conscientizar o crescente número de visitantes a respeito da importância dos espaços e da necessidade de preservação da área, a ação contou com a participação de representantes da Subprefeitura de Parelheiros, da Guarda Civil Metropolitana (e Ambiental), da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, além de guias, associações e monitores locais; membros do Conselho Gestor do Polo de Ecoturismo de São Paulo (Congetur), empresários de turismo (AMTECI) e representantes das APAs e do Parque Estadual da Serra do Mar.

Durante a operação, aproximadamente 350 veículos foram abordados por membros da GCM e instruídos acerca de padrões de segurança, higiene e conduta a serem adotados em áreas de proteção ambiental.

Além disso, a SelvaSP Ecoaventura, operadora que desenvolve práticas turísticas na região, realizou juntos aos interessados atividades diversas, como tirolesa e ducking. Cerca de 50 pessoas participaram das ações, que se estenderam pelo dia todo.

Em sintonia com a operação, uma série de medidas que visam a orientação ambiental e o aumento da segurança e do conforto dos visitantes foi adotada nas dependências do Sitio Cachoeira de Marsilac. Entre elas, se destacam:

• Orientação aos visitantes com relação a comportamento adequado em áreas naturais protegidas.

• Divulgação inicial do projeto de estruturação e controle de visitação da área para os visitantes.

• Proibição de qualquer tipo de alimentação num limite mínimo de 60 metros do rio Capivari.

• Sinalização provisória de orientação com relação à utilização de som automotivos em volume excessivo.