Visite: entre em contato com um guia ou agente local.

Núcleo Curucutu

Créditos: José Cordeiro/ SPTuris

Parque Estadual da Serra do Mar

[COMO CHEGAR]

O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) é o maior parque do Estado de São Paulo. Com mais de 315 mil hectares, o que equivale a quase 300 mil campos de futebol, abrange 39 municípios e é dividido em oito núcleos: Picinguaba, Caraguatatuba, São Sebastião, Santa Virgínia, Cunha, Curucutu, Itutinga-Pilões e Itariru.

Foto: José Cordeiro/ SPTuris

O Núcleo Curucutu do Parque tem seus 37,5 mil hectares divididos entre as cidades de São Paulo, Itanhaém, Juquitiba e Mongaguá. É nele, dentro da área compreendida pelo Polo de Ecoturismo, que estão as nascentes dos rios Capivari e Embu-Guaçu, muito importantes para o reservatório Guarapiranga, que abastece parte da capital. O núcleo foi criado a partir da antiga Fazenda Curucutu, desapropriada pelo estado em 1958, para preservação do manancial, quando a principal atividade realizada em seus limites era a produção de carvão vegetal.

Bicho-pau. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

A biodiversidade do parque é única. Ele protege cerca de um quinto de todas as espécies de aves que existem no Brasil, quase metade do total da Mata Atlântica, algumas delas ameaçadas de extinção, como a jacutinga, o macuco, o papagaio-de-cara-roxa, o papagaio-chaua, a sabiacica e o gavião-pombo-grande. O próprio nome, Curucutu, de origem indígena, vem provavelmente da ocupação guarani que, ao chegar ali, deparou-se com uma enorme quantidade de corujas. Curucutu é uma espécie de coruja, e é o símbolo do parque.

Onça-parda. Foto: Depave- 3 SVMA.

Existe o registro também de 270 espécies de mamíferos. Destas, 20% são exclusivas da Mata Atlântica e 22% estão ameaçadas de extinção, principalmente os macacos, como o mono-carvoeiro e o bugio. Na mata nativa encontram-se espécies como bromélias e orquídeas. No parque destacam-se ainda os Campos Nebulares, característicos da região por terem influência direta e frequente da neblina formada pela subida do ar pela Serra do Mar.

Paisagens

Campos nebulares. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

As paisagens naturais da Serra do Mar são as escarpas, florestas, cachoeiras e campos nebulares. A vegetação é diversa, com destaque para as bromélias e orquídeas.

Vitória-régia. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Manacá da Serra. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Planta carnívora. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Clima

Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Clima de serra nos mares de morros e a presença marcante da neblina.

Trilhas

As trilhas são as atrações principais do parque. Três delas estão abertas à visitação: a Trilha da Bica, a Trilha do Mirante e a Trilha da Capela Santa Rita de Cássia. Todas são acompanhadas por monitores ambientais.

Trilha da bica. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Trilha da Bica – 1,4 km

A Trilha da Bica é uma caminhada tranquila e agradável, com 1.400 metros de extensão em meio à floresta, até chegar a uma bica d’água. Ideal para ir com a família, incluindo idosos e crianças, esta bica de águas límpidas é a nascente do Rio Embu-Guaçu que contribui para o abastecimento da Represa de Guarapiranga.

Trilha Mirante – 1,6 km

A trilha do Mirante tem 1..600 metros e nível de dificuldade médio. As duas horas e meia necessárias para percorrê-la por entre o divisor de águas dos rios Embu-Guaçu e Capivari, permite ao visitante observar a diversidade de paisagens de mar, de morros e encostas da Serra do Mar. Um pequeno desvio no caminho leva a uma antiga capela devotada à Santa Rita de Cássia – Santa das Causas Impossíveis – de 1963, usada pelos então funcionários da Fazenda Curucutu, para fazer suas preces. A trilha atinge o cume da serra, no limite entre os municípios de Itanhaém e São Paulo, onde há um mirante. Em dias de céu claro, é possível avistar praias do litoral sul do estado.

 

A entrada do parque pelo Núcleo Curucutu fica a aproximadamente 1h30 do Posto de Atendimento ao Turista (PAT). O acesso é feito pela Estrada Ecoturística de Parelheiros, Estrada do Marsilac e Estrada da Ponte Alta. Deste ponto em diante o caminho é de estrada de chão batido e existem placas de sinalização turística indicando o trajeto. É necessário agendar a visita.

 

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Curucutu (70km de São Paulo)
Rua da Bela Vista, 7090 – Embura do Alto
Tel.: (11) 5975-2000
pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br
De quarta a domingo, das 9h às 16h30. É necessário agendamento para visitas.